Qualificar jovens para a vida ativa

Centro de Formação Profissional

O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel (CFP da ASI), localizado em Albarraque/Sintra, num espaço envolvente com uma área aproximada de cerca de 6 hectares em pleno contacto com a natureza, tem mais de 30 anos de história na educação e formação de jovens.

Chapéus de finalistas

O CFP da ASI reúne um conjunto de condições distintivas que promovem/garantem sustentabilidade ambiental e as condições para a qualidade da educação e da formação dos jovens que o frequentam.

  • Uma equipa de acompanhamento interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e educadores;
  • Pares pedagógicos (dois formadores) por turma no desenvolvimento da componente tecnológica (oficinas) do curso;
  • A componente tecnológica do curso é desenvolvida em oficinas que reproduzem contextos reais de trabalho em empresa;
  • Práticas colaborativas de ensino-aprendizagem em co-docência em 25% da carga horária total do curso;
  • Modelo pedagógico assente no princípio da convergência de saberes entre a componente teórica e a componente prática do curso;
  • Disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social nos cursos de educação e formação de jovens (Dança, Música e Expressão Artística);
  • Componente de projeto no domínio das artes/expressão artística e olaria nos cursos de aprendizagem (Nível 4 – 12º Ano);
  • Aulas de apoio de Português língua não materna.

Oferta formativa regulada por Despacho Normativo próprio no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (DN nº15/2017 de 2 outubro)

CONTRATAÇÃO DE FORMADORES EM REGIME DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

LOCAL: Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

Tal como definido no Despacho Normativo nº15/2017, de 2 de outubro, que regulamenta a atividade formativa do Centro de Formação Profissional (CFP) da Aldeia de Santa Isabel (ASI), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), comunicamos que estão abertas as candidaturas para o recrutamento de formadores em regime de prestação de serviço.

OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2024/2025

Candidaturas abertas até 11 de outubro de 2024 | Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Tendo em conta o Plano de Formação para 2024/2025, o ano letivo terá inicio em setembro de 2024.

Níveis

Destinatários

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade a 31 de agosto;
  • Titulares do 4º, 5º ano ou frequência do 6º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação

Percurso formativo de 1 ano letivo com obtenção de dupla certificação: qualificação escolar de 6º ano (2º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 1.

Destinatários

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos a 31 de agosto;
  • Operador/a de Jardinagem com idade igual ou superior a 16 anos e inferior a 18 anos a 31 de agosto
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: qualificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

Destinatários

  • Jovens com idade até aos 29 anos a 31 de agosto;
  • Titulares do 9º, 10º ou frequência do 11º ano de escolaridade;

Certificação

Percurso formativo de 3 anos. Permite a obtenção de dupla certificação: qualificação escolar de 12º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4. Permite a obtenção do 10.º ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação e do 11.º ano de escolaridade com a conclusão do 2.º período de formação. Permite ainda o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.

Apoios

Bolsa de formação mensal

Seguro de acidentes pessoais

Reforço alimentar de manhã, almoço e lanche

Material escolar e oficinal

Estágio (Formação prática em contexto de trabalho)

Transporte para jovens provenientes de Lisboa

Subsídio de transporte (passe) para maiores de 23 anos

Integração

ensino-aprendizagem
Rapaz de costas a trabalhar em madeira

A prática pedagógica de ensino-aprendizagem de jovens assente no conceito de convergência curricular é prosseguida pela ASI. Convergência significa pôr disciplinas a comunicar entre si, as componentes “escolares” dos cursos a dialogarem com a componente tecnológica (oficinal/prática) e vice-versa. Desta forma, os conhecimentos transmitidos podem resultar em competências que os jovens percecionem como úteis para a sua profissão e vida.

O modelo de convergência curricular, assente em trabalhos por projeto, implica a passagem de:

  • Formandos dependentes do formador para formandos implicados e corresponsabilizados na procura de competências e de saberes, cooperando com os colegas numa lógica de temáticas de interesse comum;
  • Formadores autossuficientes (nas suas disciplinas e componentes) para formadores que procuram os seus pares (parcerias pedagógicas desejadas e não rejeitadas);
  • Espaços físicos de aprendizagem (oficinas/salas) organizadas em “U” ou em carreirinhas de mesas, para espaços de aprendizagem úteis e organizados em função das atividades a desenvolver;
  • Um trabalho individual para uma lógica de trabalho em pequenos grupos/aprendizagem cooperativa;
  • Um processo ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos para uma organização de conteúdos desenvolvida em pequenos projetos.
projetos e práticas
Formando a trabalhar metal
O modelo de educação, formação e ação social intergeracional aqui desenvolvido integra uma lógica de flexibilidade curricular e uma metodologia de ensino-aprendizagem que desconstrói a teoria, aproximando-a do saber-fazer (convergência de saberes), de forma a reforçar a aquisição de saberes por parte dos jovens (formandos) e simultaneamente permitir a sua participação em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante o percurso formativo, tais como, dança, música e expressão artística, mas também práticas de voluntariado social e participação comunitária intergeracional, em estreita articulação com as necessidades e desafios da vida comunitária (educação não formal).

NÚCLEO PARA A APRENDIZAGEM E PROFISSIONALIZAÇÃO
Mãos de rapariga a teclar num teclado

Estrutura que dá apoio ao Centro de Formação Profissional e que tem como objetivo a promoção de um clima de bem-estar na comunidade educativa, através de um modelo de gestão de resolução de conflitos e de indisciplina, atuando na prevenção de comportamentos disruptivos. É também uma estrutura que garante o desenvolvimento de ambientes e práticas educativas propícias à aprendizagem, a todos os níveis – social, pessoal e formativo – e à inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Contactos

telefone

+351 219 155 925 *

+351 219 155 949 *

* Custo de chamada para a rede fixa nacional

Regulação

A atividade formativa do Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel é regulada pelo DN nº 15/2017 e é desenvolvida no âmbito do Acordo de Cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.

Instituto do Emprego e Formação Profissional

Plano Nacional das Artes

O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel integra o Plano Nacional das Artes, iniciativa conjunta desenvolvida pelas áreas governativas da Educação e da Cultura e que tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa.

Plano Nacional das Artes