Outros equipamentos e recursos

Equipamentos

Proteger

CASA DE ACOLHIMENTO PADRE AGOSTINHO DA MOTTA

A sua atividade está centrada em proporcionar o (r)estabelecimento de laços afetivos e emocionais, quer com os técnicos e parceiros, quer com a família de origem (quando possível) das crianças/jovens.

Promove o envolvimento e a interação com a comunidade em que está inserido e, sobretudo, garante a proteção de crianças e jovens em perigo.

Estante com vários livros infantis
Sala com sofás, mesas e cadeiras e fotografias na parede
Quarto de criança com 3 camas e peluches
Quarto de criança com duas camas e peluches
cuidar

Estrutura Residencial S. João de Deus

A Residência de Idosos de São João de Deus, garante o acolhimento residencial permanente de pessoas em situação de incapacidade/dependência, prestando um conjunto integrado de serviços e cuidados necessários com vista ao seu bem-estar biopsicossocial, cultural, espiritual que visam a manutenção e/ou reabilitação da autonomia e independência de cada pessoa, seguindo o modelo de intervenção centrado na pessoa e filosofia de cuidados humanizados. A Residência tem capacidade para acolher 51 pessoas, 6 em 3 Chalet’s que requerem total autonomia e independência e 45 mais dependentes em vagas de tipologia de quarto no Edifício Central.

Quarto com 3 camas e dois quadros com flores
Cadeira de baloiço numa varanda
Flyer da sessão de movimento e flyer do momento de leitura
dinamizar

centro de recursos intergeracional

O Centro de Recursos Intergeracional apresenta-se como um recurso comunitário que tem como missão dinamizar o princípio da intergeracionalidade, através de um conjunto de atividades e recursos que promovem a participação ativa de idosos, jovens e crianças. Tem ainda uma zona específica dedicada ao modelo de aprendizagem desenvolvido no Centro de Formação – convergência curricular, nomeadamente um acervo de informação diversa sobre setores de atividade económica e respetivas profissões.

Exterior do Centro de Recursos Intergeracional
Sala com mesas e cadeiras e várias estantes com livros
experienciar

JARDIM SENSORIAL

Neste espaço pretende-se aumentar o número de experiências sensoriais para utentes, cuidadores e profissionais, numa perspetiva de intervenção multidisciplinar, contribuindo para aumentar o bem-estar e a satisfação de todos os que o visitam. Ao longo de todo o percurso, a sinalética existente, desenhos, textos e símbolos informam sobre quais as atividades que podem ser relevantes para uma experiência sensorial imersiva (tato, visão, olfato, paladar e audição).

Os formandos dos cursos de Operador de Jardinagem, Costureira Industrial de Tecidos, Cabeleireiro e Manicura/Pedicura participam, de forma colaborativa, em ateliers temáticos enquadrados nas visitas realizadas ao Jardim Sensorial por diferentes utentes e equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Vista geral do Jardim Sensorial
Flores laranja
Jardim de pedras
Fonte e curso de água
participar

OFICINA DAS ARTES

A Oficina das Artes (pintura, desenho, olaria e tecelagem) tem como objetivo alcançar resultados (competências) pessoais e sociais/culturais, como a confiança e a autoestima, a expressão individual, o trabalho de equipa, a compreensão intercultural e participação cultural, permitindo, por essa via, o acesso a experiências artísticas e culturais por parte de jovens e idosos. Mais do que um instrumento para alcançar resultados artísticos, esta Oficina é um instrumento de inclusão social e cidadania.

Exterior da Olaria com placas
Interior da sala de olaria com vários materiais

outros equipamentos

Auditório Auditório Capela Capela Oficina Cidadania Oficina Cidadania Oficina Cidadania Pavilhão Pavilhão Sala da Música Sala da Música Casa de Autonomia Casa de Autonomia Casa de Autonomia {{current_slide_index}} | {{total_slide_count}} Exterior do auditório com uma placa Interior do Auditório com várias cadeiras, púlpito e tela para projeção Exterior da capela Altar e bancos no interior da capela Exterior da Oficina da Cidadania Sala com puffs, mesas e cadeiras e uma mesa de ping pong Parece da oficina pintada com várias cores, uma borboleta e com a frase "É preciso uma Aldeia inteira para educar um jovem!" Exterior do pavilhão Exterior da oficina da música Interior do pavilhão onde se veem as bancadas, uma das balizas e uma bola no meio do campo Interior da Sala de música com vários bombos e um orgão Exterior da Sala de Autonomia Placa exterior da Casa de Autonomia "apartamento para jovens estrangeiros não acompanhados" e um azulejo com "quem dá aos pobres empresta a Deus" Fachada lateral da Casa de Autonomia