Outros equipamentos e recursos
Equipamentos
Proteger
CASA DE ACOLHIMENTO PADRE AGOSTINHO DA MOTTA
A sua atividade está centrada em proporcionar o (r)estabelecimento de laços afetivos e emocionais, quer com os técnicos e parceiros, quer com a família de origem (quando possível) das crianças/jovens.
Promove o envolvimento e a interação com a comunidade em que está inserido e, sobretudo, garante a proteção de crianças e jovens em perigo.
cuidar
Estrutura Residencial S. João de Deus
A Residência de Idosos de São João de Deus, garante o acolhimento residencial permanente de pessoas em situação de incapacidade/dependência, prestando um conjunto integrado de serviços e cuidados necessários com vista ao seu bem-estar biopsicossocial, cultural, espiritual que visam a manutenção e/ou reabilitação da autonomia e independência de cada pessoa, seguindo o modelo de intervenção centrado na pessoa e filosofia de cuidados humanizados. A Residência tem capacidade para acolher 51 pessoas, 6 em 3 Chalet’s que requerem total autonomia e independência e 45 mais dependentes em vagas de tipologia de quarto no Edifício Central.
dinamizar
centro de recursos intergeracional
O Centro de Recursos Intergeracional apresenta-se como um recurso comunitário que tem como missão dinamizar o princípio da intergeracionalidade, através de um conjunto de atividades e recursos que promovem a participação ativa de idosos, jovens e crianças. Tem ainda uma zona específica dedicada ao modelo de aprendizagem desenvolvido no Centro de Formação – convergência curricular, nomeadamente um acervo de informação diversa sobre setores de atividade económica e respetivas profissões.
experienciar
JARDIM SENSORIAL
Neste espaço pretende-se aumentar o número de experiências sensoriais para utentes, cuidadores e profissionais, numa perspetiva de intervenção multidisciplinar, contribuindo para aumentar o bem-estar e a satisfação de todos os que o visitam. Ao longo de todo o percurso, a sinalética existente, desenhos, textos e símbolos informam sobre quais as atividades que podem ser relevantes para uma experiência sensorial imersiva (tato, visão, olfato, paladar e audição).
Os formandos dos cursos de Operador de Jardinagem, Costureira Industrial de Tecidos, Cabeleireiro e Manicura/Pedicura participam, de forma colaborativa, em ateliers temáticos enquadrados nas visitas realizadas ao Jardim Sensorial por diferentes utentes e equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
participar
OFICINA DAS ARTES
A Oficina das Artes (pintura, desenho, olaria e tecelagem) tem como objetivo alcançar resultados (competências) pessoais e sociais/culturais, como a confiança e a autoestima, a expressão individual, o trabalho de equipa, a compreensão intercultural e participação cultural, permitindo, por essa via, o acesso a experiências artísticas e culturais por parte de jovens e idosos. Mais do que um instrumento para alcançar resultados artísticos, esta Oficina é um instrumento de inclusão social e cidadania.