“Feira das Vaidades” na Residência de S. João de Deus
No dia 19 de fevereiro, decorreu a “Feira das Vaidades” na Residência de S. João de Deus.
Resultado de algumas doações de roupa, nasceu a ideia de organizar uma atividade que para além do seu fim último de distribuir roupa pelos residentes, permitisse a sua participação, que fosse para além das necessidades. Que fosse ao encontro dos seus gostos, de alguma “vaidade”, que se aproximasse de uma ida às compras ao exterior.
Escolher com autonomia, independência, prazer, promovendo a autoestima e gosto pela imagem.
Nasceu assim a Feira das Vaidades.
À roupa inicial doada, juntaram se outras tantas, roupas e acessórios, resultado de recolha da equipa, complementando os bens doados.
A organização do espaço foi pensada de modo a aproximar se o mais possível a uma loja que permitia a “saída” do espaço da Residência.
Quem esteve presente pôde ver as expressões de alegria e satisfação.
Um momento de valorização da imagem individual, enquanto cada elemento da equipa (residência, voluntaria da costura, mestres e alunos do curso de costura) se empenhava em acompanhar pessoalmente as escolhas:
Provando/aprovando, com idas ao provador e ao espelho, pondo e tirando colares, brincos e pulseiras, gravatas, suspensórios e chapéus.
E tudo isto foi possível, pelo empenho e entusiasmo com que todos se envolveram, com a especial participação dos cursos de costura e carpintaria da Aldeia.
As imagens dirão o que aqui não é possível descrever.