Janelão grande da Mitra com vista para o céu azul

04 Junho 2024

Mitra e ASI num intercâmbio intergeracional

Com o objetivo de promover a intergeracionalidade entre equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os jovens formandos do Centro de Formação Profissional da ASI e os idosos do Polo de Inovação Social da Mitra juntaram-se numa atividade inovadora.

A iniciativa de 4 dias foi dividida em dois momentos. No primeiro, os utentes da Mitra deslocaram-se à Aldeia de Santa Isabel nos dias 15 de abril e 6 de maio, para conhecerem a tão famosa Aldeia e os cursos de Cabeleireiro/a e Manicure/Pedicure. Mas não se limitaram a conhecer apenas. As formandas destes cursos aproveitaram a oportunidade para mostrar o seu talento e, ao mesmo tempo, mimar os visitantes, com massagens e tratamento de unhas e de cabelo.

Também os cursos de Cozinheiro/a e Empregado/a de Restaurante/Bar aproveitaram esta visita para mostrar o seu conhecimento na área profissional que escolheram ingressar, e ofereceram aos utentes da Mitra um delicioso coffee break.

O segundo momento aconteceu nos dias 16 e 20 de maio, altura em que os formandos dos cursos de Manicure/Pedicure e de Carpinteiro/a de Limpos se deslocarem à Mitra para realizar as atividades planeadas e também para conhecer o espaço do Polo de Intervenção.

Jovem formanda a limar as unhas a senhora mais velha

As formandas de Manicure/Pedicure voltaram a repetir as atividades de massagens e tratamento de unhas, enquanto os formandos de Carpintaria ofereceram à Mitra 3 floreiras construídas numa atividade oficinal em que todos “meteram mãos à obra”. No dia da entrega foi preciso “meter as mãos na terra” e plantar algumas flores para alegrar os canteiros presenteados. Os formandos do curso de Cozinheiro/a preparam ainda umas bolachinhas que levaram para um lanche de convívio com os utentes, dando assim por terminado este “intercâmbio intergeracional”.

Esta atividade revelou-se muito gratificante para os idosos, porque puderam visitar a ASI, conhecer o seu trabalho e os seus talentosos alunos e ainda receber alguns “miminhos”. Mas também para os jovens formandos do CFP da ASI esta foi uma experiência nova e enriquecedora, porque para além de terem tido a oportunidade de mostrar o que têm aprendido e de praticar a sua profissão com um público novo, também criaram relações com os utentes que já têm muitas histórias de vida para contar e que as partilharam com os mais jovens.

Esta foi a primeira atividade conjunta entre a ASI e a Mitra, mas certamente não será a última, até porque a ASI tem promovido várias ações no sentido de promover a intergeracionalidade.