Formandos do Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel realizam “formação em contexto real de trabalho” em equipamentos da SCML
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa inaugurou no dia 10 de dezembro o Centro de Alojamento Temporário do Grilo, uma nova resposta para pessoas necessidade emergente de alojamento temporário.
A inauguração contou com a presença do Provedor da Santa Casa, Paulo Sousa, da Ministra do Trabalho, Segurança e Solidariedade Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e da restante Mesa da Misericórdia de Lisboa.
Durante o mês de novembro um grupo de formandos do curso de Pintor/a de Construção Civil participaram ativamente na recuperação do equipamento.
O plano de formação foi cumprido em contexto real de trabalho afetando dois dias por semana para a aprendizagem em pintura de paredes (corredores e quartos).
Esta atividade é também uma autoavaliação dos formandos sobre o grau de desenvolvimento das suas competências técnicas para o exercício das tarefas de pintura.
Para este grupo de jovens, acompanhados pelos seus mestres, foi uma experiência profissional muito importante, em que sentiram o prazer de verem realizado e aplicado o seu trabalho, fruto da aprendizagem desenvolvida em contexto oficial de quase dois anos de formação.
Este tipo de experiências e práticas prepara os formandos para o seu estágio final a realizar numa empresa do sector, diversifica os locais de aprendizagem e motiva os formandos para o exercício da sua futura profissão.