
Programa Eco Escolas – CFP da ASI recebe Galardão Bandeira Verde no ano letivo 2025/2026
A educação ambiental é parte integrante da educação para a cidadania assumindo, pela sua característica eminentemente transversal, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como no desenvolvimento de competências imprescindíveis para responder aos desafios da sociedade do século XXI.
Neste sentido, o CFP/ASI formalizou, no decorrer do ano letivo de 2024/205, a sua inscrição no Programa Eco Escolas.
O Eco Escolas é um programa internacional promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE), com implementação em diversos países desde a década de 90. O seu objetivo principal é incentivar a educação ambiental, a sustentabilidade e a cidadania ativa, utilizando uma metodologia baseada no ciclo da qualidade, visando integrar a comunidade escolar em ações concretas para melhorar o meio ambiente e promover práticas sustentáveis.
No dia 29 de outubro de 2024, o CFP/ASI oficializou a sua inscrição no site Eco Escolas. O percurso foi iniciado com a constituição do Conselho Eco Escola, composto por elementos do CFP/ASI (docentes e não docentes), parceiros externos (Município e Junta de Freguesia e outras Instituições) e ainda representantes dos formandos.
No passado dia 23 de setembro, e após avaliação da metodologia e práticas implementadas, foi atribuído pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (entidade reguladora do Programa Eco Escolas) o galardão Bandeira Verde ao CFP/ASI.
Foi mais um passo, agora formalmente instituído, na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens do CFP/ASI para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.

O “Dia do Planeta” vivido intensamente na Aldeia de Santa Isabel
No dia 22 de abril, a ASI assinalou o Dia do Planeta com uma tarde repleta de atividades que uniram a comunidade em torno da consciencialização ambiental.
Sob o mote “ASI em movimento por um planeta melhor”, o evento teve como principal objetivo criar, à semelhança da iniciativa global “Hora do Planeta”, um momento simbólico de reflexão e sensibilização para o consumo racional de energia. Para isso, toda a Aldeia desligou as luzes e os equipamentos elétricos, dedicando a tarde ao Planeta com ações práticas, lúdicas e educativas.
A celebração alinhou-se com o tema definido pela ONU para este ano — "O Nosso Poder, O Nosso Planeta" — sublinhando a importância da ação individual e coletiva na construção de um futuro mais justo e sustentável. Segundo a Eng. Rita Nogueira, este tipo de atividades, de maior abrangência, “permite sensibilizar os formandos para uma causa extremamente importante, de forma lúdica e de partilha entre todo o Centro de Formação e a comunidade da Aldeia.”
Jorge Gomes Peralta, diretor da ASI reforçou a ideia que “é de extrema importância sensibilizar e educar os jovens para uma nova cultura de respeito e preservação do ambiente”. Acrescentou ainda que “pequenos gestos, como a separação do lixo, impactam a vida do planeta e promovem uma cidadania ambiental mais ativa, sendo este, também, o principal propósito da celebração do Dia do Planeta, rumo a um objetivo estratégico para a ASI: a obtenção da bandeira verde.”
			
					
